quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Aberta Foz do Arelho

Este é de certeza um dos melhores pesqueiros de portugal, o encontro das águas da enorme Lagoa Obidos com o Mar, as marés fazem com que este canal esteja sempre a mudar de local, configuração e profundidade enormes quantidades de areia mexida pequenas enguias, peixes, carengueijos, minhocas, ameijoas, bergigão entre outros são arastados pelas enormes correntes para o mar onde muitos predadores os esperam.

Aqui está a vista do Google da Lagoa para dar uma ideia da água que durante as marés tem de passar pelo canal.


Á Pesca

Douradas de Verão ao Surf Casting apanham-se muitas já dentro da lagoa e também na aberta mas o rei aqui deste excelente pesqueiro é o nosso Robalo, também no Surfcasting mas principalmente ao corrico com chumbadinha.

Amostras
Noite
Aqui estão as amostras que se utilizam aqui neste local, as popers de noite com chumbadas de 100gr e com 4mts de estralho.
Dia
Chico Fininho ou Pipo de Bicicleta e Raglous Florescentes foi o que tenho melhores resultados
Canas
Canas de 4,2 a 4,5 mts em que aqui recomendo uma cana que é simplesmente fantástica Prosargos Supreme Buldo 420 200gr c.w. leve forte acção de pontera fantástica a lançar.
Carretos
Carreto se for para mono 0,40 tem de ser um Tipo Ultegra 10000 se for para multi um carreto mais leve de buldo chega, isto porque se lança para onde a agua corre para o mar e chega a levar mais de 200mt de linha onde os robalos estão á espera da comedia que entra mar dentro durante a vazante
Linhas
0,17 entrançado com chicote 0,40 para lançar é o que eu aconselho porque existe muita corrente e menos não pode ser porque se engatam aqui de noite grandes robalos.
Acessorios
Chumbadas 100gr
Destorcedores triplos
Estralhos 4mt 0,40 mono
Como se pesca
Durante o dia o chico fininho que está na imagem e a raglou flurescente são as que tive melhores resultados, durante o dia normalmente apanha-se muito menos e mais pequenos.
Melhor sempre durante a vazante quer de dia ou de noite, nada como programar com a tabela de marés o fim da vanzante ao fim da tarde ou durante a noite ai teremos tudo de feição para apanhar uns peixes.
Com os Popers de noite e ao fim da tarde a deixar correr 200mts ou mais para o mar apanha-se muito peixe, o problema é que quando dá de noite para noite vão aparecendo pescadores como já se sabe um diz ao outro e quem lá quer lançar tem de ir para uma fila que pode ser 15 minutos ou mais. O ponto negativo por isso é que não pesco lá muita confusão linhas embrulhadas e ás vezes parece que ali existem donos. Fora isso é sem duvida um dos melhores spots de pesca ao corrico de portugal para não dizer o melhor onde tem de se aprender a usar as correntes para pescar só a corrente chega para animar as amostras.

2 comentários:

  1. Olá Boa Tarde. Pois è há meninos qu pensam serem os donos da aberta
    Cumprimentos

    Vitor Silva

    ResponderEliminar
  2. Vejo este comentário de 2010, mas hoje em dia... passado 3 anos continua a mesma coisa.
    Á coisa de uns 3/4 anos andei a tirar na aberta e ainda hoje tiro mas maior parte mais pequenos , mas como estava a dizer á 3/4 anos atrás tirei robalos de 5 e 6Kg, tenho-vos a dizer foi das melhores temporadas de pesca para mim, pena é que nesse período por 3 vezes se nao estou em erro do outro lado da aberta "xico espertos" com canas de surfcasting e chumbadas bem pesadas lançavam de maneira a apanhar os nossos poppers ou rapalas e cortavam-nos o fio e iam-se embora... julgam que é tudo deles, depois há confusão. Agora pergunto... Porquê de tudo isto se vamos meramente para muitas vezes espairecer depois de um dia/noite de trabalho?

    ResponderEliminar