sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Pesca de Spinning Eficácia

Pesca de Spinning é talvez a técnica que uns dias nos põe doidos pela pesca em que não pensamos em mais nada, outros dias vamos degradando com o numero de grades e muitos desistem com tanta ida á pesca sem peixe. Pois é o Spinning é um bocado assim mas não totalmente porque: se tivermos uma ideia de como é, com o quê, onde e condições de mar podemos falhar, mas aumenta e muito as nossas probabilidades de safar a grade.

Como é:
É uma técnica que sem ser muito fácil, tem vantagens como podemos trazer no carro todo o material e estar sempre prontos para uma escapadela sem iscos, e cheiros no carro.Básicamente é atar uma amostra na linha lançar e recolher, a velocidade somos nós que temos de chegar com a nossa experiencia a uma conclusão, mas eu aconselho nada de grandes velocidades e toques de ponteira e sempre concentração no que estamos a fazer não interessa lançar e recolher por lançar ai estamos a passar o tempo, se nos consentrarmos e aproveitar-mos o mar temos um grande aliado (as correntes da maré a vazar parar de recolher sentir a amostra a trabalhar toques de ponteira).
com o quê:
Os materiais de hoje tornaram esta técnica muito mais produtiva, canas que são leves e lançam uma amostras de 25gr longe, carretos que são leves rápidos, com excelentes enrolamentos de fio e boas embriagens, as linhas entrançadas que nos permitem grandes lançamentos, resistencia e capacidade de animar a amostra, as amostras muito desenvolvidas desenhadas para lançar e com ratlings que atraem os robalos. Este conjunto de materiais do nosso tempo são um dos factores que podem tornar o spinning em sucesso.
Onde:
Pode ser em praias, pode ser fundos mistos areia e pedra que é o que mais ouvimos falar, mas para mim sem duvida os robalos gostam de pedra, fundos de seixos são locais de robalos, caneiros que entram para o mar são locais de robalos, pequenas entradas de água para terra com fundões são sitios de robalos e estes existem por todo o portugal mas claro é mais fácil pescar em cima da areia, perdem-se menos amostras e assim se passa muitos dias a lançar e recolher sem nada.
Quando:
Águas tapadas de inverno, e mar mexido não tem hora é lá irmos e dar com eles.
Águas abertas de verão devemos apostar de madrugada, ao fim da tarde e de noite.

Condições de Mar:
As condições de mar são muito importantes o Windguru é um aliado ao sucesso menos de 1mt não vale a pena ir tentar apanhar robalos, mais de 2,5 também se torna complicado a melhor ondulação é de 1,3 a 1,8 mas os maiores exemplares normalmente apanham-se com 2 a 2,5 durante o inverno.

Esta pesca é do mais espetacular que existe, quando chegamos a conclusões podemos ter muitas alegrias.

1 comentário:

  1. Boas!

    Excelentes dicas, obrigado por este espaço!
    Acho que o spinning é uma pesca muito interessante, não só pelos trofeus, mas tambem pela procura deles, ...a acção que envolve.
    Etou-me a iniciar precisamente pelo fascinio que esta pesca me causa. Já "spinnei" 2 vezes e sem resultados, mas tambem ainda não estive em pesqueiros e condições de mar, a meu ver, ideais. Serviu sim para ter o 1º contacto com esta arte. Quem sabe, talvez em breve, tenha a minha 1ª luta.

    Um abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar